A Cirurgia Torácica é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças que acometem a região do tórax.
O cirurgião torácico atua no tratamento de doenças que comprometem os pulmões, as vias aéreas (como a traqueia e os brônquios), as pleuras (que são as membranas que revestem os pulmões), o mediastino (espaço entre os dois pulmões) e a parede torácica (eventualmente podem apresentar defeitos estéticos, que são as deformidades torácicas e que podem ser tratadas por cirurgia). Além disso, existem outras doenças que constituem o interesse do cirurgião torácico, como a Miastenia Gravis (fraqueza muscular generalizada) e a Hiperidrose, em que a principal queixa do paciente é o excesso de transpiração (suor) em locais como mãos e axilas.
Está habilitado a realizar desde operações torácicas de grande porte, como a remoção de todo um pulmão gravemente comprometido por tumor, por exemplo, até pequenos procedimentos, com objetivo de tratar doenças mais simples ou mesmo estabelecer o diagnóstico de tais enfermidades.
Especialidade de um Cirurgião Torácico para o tratamento e acompanhamento dos pacientes.
É o termo para definir as malformações torácicas da parede anterior.