O que é a
Deformidade Torácica é o termo para definir as malformações torácicas da parede anterior. São divididas em pectus excavatum (quando existe uma depressão) ou carinatum (quando existe uma proeminência).
São causadas devido crescimento excessivo das cartilagens das costelas, as quais deslocam o esterno (osso da região anterior do tórax).
Essas deformidades existem desde a infância porém com o decorrer do desenvolvimento tornam-se mais proeminentes e evidentes.
Na infância os pacientes são trazidos à consulta devido medo dos pais de que as malformações possam causar alterações cardíacas ou mesmo pulmonares. Porém essas deformidades cursam mais habitualmente com alterações estéticas/cosméticas. E isso evidencia-se nos adolescentes e jovens que desejam operar devido alterações psicossociais (até constrangimento social e isolamento/ sintomas depressivos) que a deformidade provoca.
O tratamento é o cirúrgico, podendo ser de forma convencional, que é a esternocondroplastia, através do qual se faz uma incisão no tórax e retira-se o excesso de cartilagens e alinhando os ossos, ou através de videocirurgia em casos selecionados de pectus excavatum.