O que é a

Hiperidrose

A Hiperidrose é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. As áreas mais acometidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e craniofacial. Atinge em torno de 2 a 3% da população mundial, ocorrendo em homens e mulheres em várias idades.

 

Os portadores de Hiperidrose Axilar (axilas) se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional.

Os portadores de Hiperidrose Palmar (mãos) se queixam de dificuldades para manusear papéis, em trabalhos manuais de diversos tipos, tocar instrumentos, digitar computadores, cumprimentar com um aperto de mão, no contato afetivo, para dirigir e para a prática de esportes.

Os portadores de Hiperidrose Plantar (pés) se queixam de umidade exagerada e sensação de que os pés escorregam dentro do sapato.

Por haver um aumento do número de bactérias em regiões úmidas do corpo, a Hiperidrose pode estar associada com um aumento de odor, embora não seja a responsável direta por esse tipo de problema.

 

O tratamento atual mais aceito e efetivo, com resultados a longo prazo para tratar essa doença é o cirúrgico, com uma alta taxa de sucesso.

 

A cirurgia é realizada através de videotoracoscopia, ou seja, uma cirurgia minimamente invasiva. Através de duas pequenas incisões (no máximo 1 cm cada uma) em cada lado do tórax é realizada a clipagem do tronco simpático, com interrupção da sudorese.

 

O período de hospitalização é, em geral, de um dia e o paciente pode retornar às suas atividades geralmente em 7 dias.