O que é o
O Tumor de Pulmão é atualmente um dos mais incidentes no mundo e 90 % deles estão relacionados com tabagismo. São 1,7 milhão de novos casos de câncer do pulmão por ano em todo o mundo e uma incidência que cresce 2% ao ano. Costuma ser diagnosticado depois dos 50 anos em 90% dos casos, especialmente na faixa dos 60 aos 70 anos. Até pouco tempo atrás, era uma doença quase que exclusivamente masculina, mas nas últimas décadas ele vem aumentando progressivamente entre as mulheres, devido ao maior hábito de tabagismo. As causas de câncer de pulmão incluem, além do tabagismo (ativo e passivo), exposição a determinadas toxinas e histórico familiar.
Os sintomas incluem tosse (muitas vezes com sangue), dor no peito, sibilo, perda de peso, crises repetidas de bronquites ou pneumonias, cansaço. Geralmente, esses sintomas aparecem apenas nas fases mais avançadas do câncer e variam de pessoa a pessoa.
Apesar de ser uma doença grave e agressiva, atualmente há muitos recursos para o tratamento. Os tratamentos variam, mas podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia com drogas direcionadas e imunoterapia.
O Cirurgião Torácico é o especialista mais indicado para tratar e acompanhar pacientes com tumores de pulmão. Isso ocorre porque para fazer o diagnóstico é necessário que se faça biópsia. Ela pode ser através de broncoscopia ou procedimento cirúrgico, seja uma simples punção ou videotoracoscopia, mediastinoscopia ou cirurgia aberta. O tratamento, com intuito de obtenção da cura, preconizado para a grande maioria dos tumores que acometem os pulmões é a cirurgia, que pode ser por videotoracoscopia ou então através da cirurgia convencional, sendo lobectomia ou pneumonectomia.
Se os pacientes possuem tumores avançados, eventualmente é necessário um procedimento para melhora sintomática e melhoria da qualidade de vida, no casopor exemplo da pleurodese. Por tudo isso o Cirurgião Torácico possui habilitação para atuar em todas as fases do Câncer de Pulmão, do diagnóstico ao tratamento.